Taxa de importação para compras até 50$ entra em vigor em agosto
Varejistas como Shopee e AliExpress antecipam a cobrança da Taxa das Blusinhas; veja o s impactos para o consumidor

Empresas como Shopee e AliExpress decidiram antecipar a cobrança da chamada “taxa das blusinhas” a partir deste sábado, dia 27 de julho, em resposta às novas regras de importação que começarão a vigorar no próximo mês. Essa medida visa ajustar-se às novas exigências legais, mas tem gerado dúvidas sobre possíveis impactos no direito do consumidor.
A partir de 1º de agosto, compras internacionais realizadas pela internet com valores até 50 dólares passarão a ser taxadas no Brasil. Popularmente conhecida como “taxa das blusinhas”, essa cobrança já está sendo implementada por algumas plataformas de e-commerce. Em contraste, a Shein decidiu manter o prazo original de 1º de agosto, informando que compras realizadas até dois ou três dias antes dessa data também poderão ser sujeitas às novas taxas.
Antecipação da taxa é legal?
De acordo com advogados especialistas em direito do consumidor, a antecipação da cobrança por parte das empresas é legal e visa cumprir as novas normas estabelecidas. Essa taxa surge em resposta às reivindicações do setor varejista nacional, que alegava concorrência desleal devido à isenção anteriormente concedida às empresas estrangeiras.
Impacto no Direito do Consumidor
A cobrança da taxa não pode ser considerada abusiva, desde que comunicada de forma clara e transparente aos consumidores. A antecipação da ‘taxa das blusinhas’ por empresas como Shopee e AliExpress é uma medida de adequação às novas regras de importação. Desde que os consumidores sejam devidamente informados, não há violação dos seus direitos.
Atenção às compras online
Os consumidores devem ficar atentos às suas compras online para evitar surpresas desagradáveis, considerando que, a partir de 1º de agosto, a “taxa das blusinhas” será oficialmente aplicada a todas as compras internacionais.
Linha de crédito inovadora no Brasil que pode te ajudar a tirar seus sonhos do papel!
A Zilicred está comprometida em ajudar seus clientes brasileiros a alcançar seus objetivos financeiros com responsabilidade e por isso, desde o Marco Legal das Garantias, assinado pelo presidente Lula em 2023, a empresa oferece linha de crédito com garantia de imóvel com as menores taxas de juros do mercado e maiuores prazos para pagamento. Modelo este adotado em países de primeiro mundo como EUA e Canadá, que além de fomentar a economia como nenhum outro modelo de crédito, torna flexível o uso dos valores para qualquer finalidade, diferente de modelos tradicionais como financiamentos.