Com a constante evolução das táticas criminosas, a segurança financeira de muitos brasileiros, especialmente dos idosos, está cada vez mais em risco. Veja os 10 golpes mais comuns contra idosos.
Veja os
golpes mais comuns
Criminosos se passam por representantes de um banco, informando à vítima que houve um problema ou transação suspeita em sua conta. Para "resolver" a questão, solicitam dados pessoais e até a senha bancária. Em alguns casos, pedem que a vítima realize transferências para supostamente corrigir o erro.
Os golpistas oferecem um empréstimo vantajoso, mas exigem um pagamento adiantado, seja para garantir a operação ou como primeira parcela. Como evitar: Desconfie de qualquer oferta de empréstimo que solicite pagamento antecipado. A Febraban lembra que essa prática não é permitida.
Criminosos se aproximam de idosos nos caixas eletrônicos, oferecendo ajuda. Eles observam a senha da vítima e, em um momento de distração, trocam o cartão por um falso. Como evitar: Nunca aceite ajuda de estranhos. Apenas confie em funcionários devidamente identificados do banco.